Orientações aos autores

Revista Acadêmica Interdisciplinar INESP: Instruções para o(s) autor(es)

 

A Revista Acadêmica Interdisciplinar INESP é um espaço para publicação de artigos técnicos e/ou científicos, entrevistas e resenhas de diversas áreas. Serão aceitas produções inéditas de profissionais, pesquisadores, docentes e discentes do ensino superior (graduação e pós-graduação) pertencentes, ou não, à Faculdade INESP. Os manuscritos serão aceitos no idioma português.

I. Normas editoriais

1. Seleção de material: o manuscrito será avaliado quanto à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, além da adequação às normas editoriais adotadas pela Revista Acadêmica Interdisciplinar INESP.

2. Ineditismo do material: o conteúdo do material enviado para publicação não pode ter sido publicado anteriormente em outros periódicos.

3. Revisão por pareceristas: os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam apenas três possibilidades: a) aceitação; b) aceitação com reformulação; c) recusa.

4. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Faculdade INESP. A INESP não remunera direitos autorais.

5. Os originais dos materiais submetidos serão considerados definitivos.

6. Conceitos e idéias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

7. Os trabalhos serão aceitos em língua portuguesa.

II. Submissão de material

 

  1. Enviar à Comissão Editorial da Revista, utilizando o e-mail:[email protected], a solicitação para publicação do trabalho do autor, ou dos autores, explicitando a intenção de submissão ou ressubmissão do trabalho à publicação, já no campo “assunto” do e-mail.
  2. Os manuscritos quando de autoria múltipla serão aceitos até no máximo quatro coautores.
  3. Os materiais aceitos e aprovados até a data de 30/6 serão publicados no primeiro semestre seguinte do mesmo ano e aqueles aceitos e aprovados daquela data até 30/11 serão publicados no primeiro semestre do próximo ano.

III. Seções da revista,

 

1.Artigo Original (limite de 20 laudas): parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

2.Artigo de Revisão (limite de 20 laudas):parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

3. Entrevistas (limite de 10 laudas): vista e conferência entre duas ou mais pessoas para obtenção de declarações de interesse acadêmico.

4. Resenhas (limite de 10 laudas): revisão crítica de obra recém-publicada.

IV. Apresentação do material para publicação

Informações Gerais

  1. Utiliza-se para a Revista Acadêmica Interdisciplinar INESP a Norma Brasileira ABNT NBR 6022:2018, que trata de artigo em publicação periódica técnica e/ou científica.
  2. Os manuscritos deverão ser digitados utilizando processador de texto Microsoft Word, em espaço 1,5 (incluindo tabelas e referências) em fonte tipo times new roman, tamanho 12. O trabalho deverá ser paginado desde a folha com o título, que receberá número de página 1, em cima a direita. O título deve estar em maiúsculo e em negrito e os subtítulos com letra minúscula, também em negrito.
  3. Deverá ser apresentado um mini currículo do(s) , com um texto de até dois parágrafos para cada autor.
  4. Todos os trabalhos submetidos para publicação deverão apresentar um resumo de seu conteúdo limitado ao máximo de 300 palavras. Deverá ser mencionado, abaixo do resumo, de três a cinco palavras-chaves.

Elementos Pré-Textuais

Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que ajudam na sua identificação e utilização. Todos os elementos pré-textuais abaixo são obrigatórios.

a) o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo. O título deve ser conciso, claro, criativo e informativo.

b) a autoria: nome completo do(s) autor(es) na forma direta.

c) o contato do(s) autor(es): incluir endereço de e-mail para contato e a afiliação do autor (instituição onde está vinculado) em nota de rodapé.

d) o resumo em português: o resumo deve ser escrito em parágrafo único, preferencialmente na terceira pessoa. Deve ser informativo, descrito com clareza e apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. Sua extensão não deve ultrapassar 300 palavras. Não deve conter citações, e nenhum tipo de ilustração.

e) as palavras-chave na língua do texto (de 3 a 5): deve figurar abaixo do resumo e devem estar separadas entre si por ponto.

Elementos Textuais

Os elementos textuais compreendem a parte do trabalho em que é exposta a matéria. A Introdução, o Desenvolvimento e as Considerações Finais são partes obrigatórias dos manuscritos.

  1. Introdução: É a parte inicial do artigo na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
  2. Desenvolvimento: É a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Podem se subdividir em títulos e subtítulos.
  3. Considerações Finais: É a parte final do artigo na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses.
  4. As ilustrações (desenho, esquema, fotografias, gráficos, quadros, figuras), devem ter uma numeração sequencial, com título, fonte e data. A ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere.

Elementos Pós-Textuais

Os elemento pós-textuais complementam o trabalho.

  1. As referências bibliográficas são obrigatórias.
  2. O mini currículo (até dois parágrafos) que qualifique o(s) autor(es) é obrigatório.